IGREJA DE SÃO PEDRO DA TRAFARIA
NOSSA PARÓQUIA
Criada em 1966 pelo Senhor Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira, desmembrou-se a Paróquia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, por ser já um povoado com alguma importância e repeleto de industrias várias, desde as conservas da Sardinha, da Pólvora, de muitos barcos de pesca que ali se abrigavam por não haver outro porto. A Costa de Caparica era apenas um extenso areal com quase nenhuma habitação.
Tendo sido elevada a Paróquia, foi a Igreja de São Pedro eleva a Matriz pois já não havia outra. A do Presidio destinava-se aos presos politicos lá encerrados, e Ermida da Senhora da Conceição, havia ardido no principio do seculo XX e ruido por completo. As Imagens que hoje se encontram na Igreja de São Pedro, vêm de um antigo Lazareto de quarentena, destruido para construir o Presidio, da Ermida da Conceição, e a Imagem do Senhor dos Passos bem como da Senhora da Soledade vieram do Convento dos Capuchos aquando da extinção das ordens religiosas, trazidas pelos padres Paulistas que lá habitavam.
Na zona circundante várias foram as capelas existentes em quintas particulares onde se celebrava a Missa, no Murfaçém, em Pera entre outros.
Hoje somos cerca de 5.500 habitantes, muito longe dos numeros de outrora, mas com a recuperação urbanistica e algum timido desenvolvimento turistico, temos fé no futuro.


UMA IGREJA EM SAÍDA
O decréscimo da prática religiosa, longe de ser motivo de desânimo deve servir de incentivo para ir ao encontro daqueles que andam longe da fé. A grande dispersão geográfica e o quase inexistente serviço de transportes publicos, é um desafio à Comunidade para sair e fazer encontro.
* Recitação do Terço na Quinta da Corvina ao 1º Sabado
* Procissão Automóvel por toda a Trafaria
* Visita Pascal no Domingo de Páscoa
* Articulação do Centro Paroquial com a comunidade escolar
* Apoio Socio-caritativo com visitas domiciliárias para avaliação.
* Visita aos Doentes
* Celebração de Missa e recitação do Terço em Pera - fim de Maio.
Mas é preciso ir mais longe. É urgente a nossa presença no Bairro do 2º Torrão, em São João e São Pedro, onde é tudo muito disperso.
É necessário juntar sinergias com outros organismos de caracter social, como os Bombeiros Voluntários da Trafaria, a SRMT, o Casino RDT, e naturalmente o parceiro por excelencia que é a Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria.